Expectativa é que mais de 5 mil famílias das regiões do Tuerê e Rio Gelado sejam beneficiadas com a regularização.
O prefeito de Novo Repartimento, Valdir Lemes, e o vereador Ailson Carneiro, ambos do Partido Social Democrático, cumpriram agenda em Brasília na última sexta-feira (28). Na ocasião, o gestor e o parlamentar estiveram na sede nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para um debate sobre regularização fundiária com a direção nacional do órgão. Também participaram da reunião o superintendente do Incra na região sul e sudeste do Pará, Aveilton Souza, o deputado federal pelo PSD, Joaquim Passarinho, o secretário de Agricultura de Novo Repartimento, Abraão Braga, o empresário Robson da Geotop, o vereador de Novo Repartimento, Hugo Machado, além da procuradora geral do Incra, Dra. Natália.
As demandas de Novo Repartimento foram apresentadas à direção nacional do Incra. A meta é que milhares de famílias recebam títulos definitivos de suas áreas. A regularização de áreas nas regiões do Tuerê e Rio Gelado foi a principal pauta da reunião.
A expectativa é que mais de 5 mil famílias de produtores rurais sejam beneficiadas com as documentações de suas terras. Vale destacar que essas famílias aguardam pelo processo de regularização há mais de 35 anos. O Incra, em ação conjunta com a Prefeitura de Novo Repartimento, deve iniciar em breve o trabalho de legalização das áreas.
O vereador Ailson Carneiro considera o momento histórico. “A reunião foi extremamente positiva. O Incra se mostrou disposto a trabalhar por esse sonho que todos nós temos. Uma vez regularizadas, essas terras serão importantes para a economia do município e farão toda a diferença na vida dessas pessoas.”
O prefeito Valdir Lemes compartilha da mesma opinião que Ailson. “De fato, foi um encontro produtivo. E o que tenho a dizer ao povo de Repartimento, em especial aos moradores do Tuerê e Gelado, é que dessa vez vai dar certo.”.